O jornalista e apresentador do CQC, Marcelo Tas, conversou com membros de tribos indígenas na Campus Party sobre as mudanças da internet nos últimos anos.
TC, líder tecnológico quilombola, e Anápuáka, membro do projeto Web Brasil Indígena, trouxeram para o debate a visão e a relação que os índios têm com a tecnologia. Além disso, os três contaram ao público presente como ocorreram seus primeiros contatos com a internet.
Anápuáka se aproximou do mundo digital quando foi morar no Rio de Janeiro. Em 2001 ele teve seu primeiro contato com a aldeia da qual saiu por meio da internet. Além disso, o membro da Web Brasil Indígena luta para que os índios tenham mais acesso aos diversos tipos de comunicação.
Para o líder tecnológico TC, a internet agrega valores à democracia e diminui a relação entre classes, que se limitava entre "dominados" e "dominantes" tanto na política como na cultura.
Marcelo Tas explicou como a Internet foi criada e relatou a primeira vez que teve contato com computadores, nos Estados Unidos. Contou também que em 1988 tentou explicar para um empresário o que seria a internet dentro de dez anos, mas foi chamado de "maconheiro".
Anápuaká trouxe um clima indígena à Campus Party. Na platéia do debate havia alguns membros de sua tribo vestidos a caráter, entre eles um pajé. Ao final do encontro, eles cantaram musicas típicas de suas aldeias.
Fonte:Terra.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário